Cicatrizes?
A variedade de técnicas de abdominoplastia determina uma série de apresentações cicatriciais. Portanto, sua cicatriz pode ser de tamanho variável e é de acordo com a quantidade e localização do excesso de tecidos a ser removido. Variam de cicatrizes mínimas ou reduzidas supra púbicas (um pouco maior que cicatrizes de cezareanas), até cicatrizes horizontais estendidas com ou sem cicatrizes verticais. A cicatriz ao redor do umbigo pode ou não ser necessária e depende da técnica empregada.
As cicatrizes ficam vermelhas nos primeiros seis meses e tornam-se mais claras até um ano e meio depois.
Você com tendência genética a cicatrizes alargadas, hipertróficas ou queloidianas deve discutir o tema com a cirurgiã, que avaliará individualmente seu caso e proporá soluções.
Quando operar?
A indicação da cirurgia é feita quando se comprova a existência de excesso de pele e gordura associados a flacidez no abdome. Em mulheres, geralmente aguarda-se a primeira gestação Se você tem um abdome com grandes excessos de pele, podemos indicar para você, mesmo com idade mais jovens. Principalmente se você tem associado doenças de pele, problemas na coluna ou dificuldade na higiene pessoal.
A abdominoplastia não é recomendável para você no período imediato após a gravidez. Deve-se observar um prazo mínimo necessário para que os tecidos se acomodem novamente, e que os hormônios se estabilizem, em geral de 12 meses após o parto e 6 meses após a última amamentação.
Se você perdeu muito peso recentemente, seja por meio de exercícios e dieta ou após cirurgia para obesidade, vamos aguardar a estabilidade ponderal por 18 meses antes de realizar seu procedimento.
Avaliação
Pré operatório
Após a indicação cirúrgica, a médica solicita exames que devem ser realizados por você antes da cirurgia. Você deverá fazer de rotina um ultrassom abdominal. A consulta com cardiologista para emissão de risco cirúrgico e com anestesista para avaliação pré Anestésica são recomendadas.
Recomendações importantes?
– Não utilizar nas duas semanas anteriores a cirurgia medicamentos a base de AAS (Ácido Acetil Salicílico), anticoagulantes, Ginkgo Biloba, Arnica, corticóides de uso prolongado ou medicamentos para emagrecer, salvo sob orientação estrita da cirurgiã ou do seu médico assistente. Nos casos aonde a descontinuação do uso não é possível, a cirurgiã deve ser informada.
– Abstinência do fumo por 30 dias antes da operação;
– Não usar cremes corporais a partir da véspera da cirurgia;
– Não depilar ou raspar os pêlos pubianos em casa;
– Jejum de acordo com a recomendação médica;
– Não utilizar esmaltes coloridos nas unhas das mãos.
Comunicar a médica qualquer anormalidade, uso recente de medicamentos, chás, prescrições fitoterápicas, uso de homeopatia, alergias a remédios ou a alimentos.
No dia marcado para a cirurgia tome banho completo e chegue ao local com uma hora de antecedência.
Pós operatório?
É necessário o uso de modelador elástico nos primeiros 90 dias, ou de acordo com a recomendação médica.
Geralmente o paciente retorna as atividades em uma a duas semanas, mas alguns cuidados serão recomendados pela médica quanto ao posicionamento corporal, a atividade física, curativos e retornos.
Postura
Para deitar, você deve utilizar a cabeceira elevada a 30 graus (use um travesseiro alto) e manter os joelhos dobrados com o auxílio de um travesseiro e pernas ligeiramente elevadas (posição de Fowler).
Não deitar de barriga para baixo por 90 dias. Você poderá deitar de lado apenas quando autorizado pela cirurgiã, tomando-se o cuidado de manter os joelhos dobrados e as pernas flexionadas.
Na postura em pé, parada ou andando, não é necessário que você incline o tronco para frente.
Assente-se sempre com o tronco ereto e as pernas abertas. Evite assentar-se em sofás.
Curativos, retirada de drenos, uso do modelador e espuma abdominais, retornos, retirada de pontos e drenagem linfática são orientados de acordo com a rotina da equipe médica e da sua evolução pessoal.
Existem restrições no pós operatório, como dirigir carro, carregar peso, atividade física, exposição solar, e outros, os quais devem ser consultados com a equipe cirúrgica.
Evolução a longo prazo
A abdominoplastia associada ou não a lipoaspiração não é cirurgia para o resto da vida. A qualidade dos resultados sofre alterações contínuas ao longo dos anos. Alguns fatores como idade, variação do peso corporal, qualidade e textura da pele, presença de estrias, influências hormonais, gravidez, e outros, interferem de forma incisiva no abdome, independentemente de ter se submetido a um procedimento cirúrgico ou não. Vale citar que, ainda assim, dificilmente perde-se todo o resultado da cirurgia plástica abdominal. Se com o tempo seu abdomen alterar novamente forma e / ou volume, podemos indicar outra cirurgia.