A rinoplastia é realizada sob anestesia geral, para sua melhor segurança. A duração varia de 90 minutos a 4 horas e depende da complexidade do tratamento. A abordagem do seu nariz pode ser feita com cicatrizes externas e/ou internas. Ao final, pode haver a necessidade de um curativo interno, tamponamento nasal interno, e de um curativo externo. As suas dúvidas sobre a sua cirurgia devem ser esclarecidas durante a consulta com a médica.
A rinoplastia é uma cirurgia e possui algumas limitações. A espessura e a textura da sua pele, lesões anteriores, as variações individuais na cicatrização e as suas proporções faciais, serão analisadas cuidadosamente e irão definir o que realmente poderá ser realizado no seu procedimento.
Se você precisar, pode ser necessária a utilização de enxertos de cartilagem removidos de outro lugar do seu corpo, como da orelha ou da costela.
No pós-operatório é aconselhável manter a cabeceira elevada ou utilizar travesseiros ao se deitar nas primeiras 24 horas após o procedimento cirúrgico.
Você pode precisar utilizar o curativo externo de gesso ou acrílico por sete dias. Após a sua retirada, você utilizará um curativo de fita adesiva (micropore) por mais sete dias.
Pode haver algum inchaço e manchas arroxeadas nos dois primeiros dias após a cirurgia, mas estes diminuem após uma ou duas semanas.
Para não provocar o aumento do inchaço no nariz, deve-se evitar o calor em excesso, como exposição ao sol, banhos muito quentes etc.
Seu retorno ao trabalho é permitido em geral após uma semana.
Inchaço residual é perceptível para o paciente e para a cirurgiã, e diminui gradualmente.
Seu resultado definitivo é observado em 18 meses de pós operatório.
Deve ser evitado trauma no nariz durante os 2 (dois) primeiros meses após a cirurgia, para evitar o deslocamento das estruturas operadas